domingo, 15 de julho de 2018

"VAI SER O FIM DA FARSA": visita de vereadora e blogueiro à PSF gera polêmica, prefeitura diz que atitude foi desrespeitosa e envolvidos prometem divulgar "bomba" da Prefeitura de Garanhuns na segunda (16)

A visita da vereadora Bêtania da Ação Social, do assessor Luizinho Roldão e do blogueiro Kléber Cisneiros à um PSF no bairro da Brahma em Garanhuns está dando o que falar.

Acontece que na última sexta (13), a vereadora, o assessor e o blogueiro estiveram na UBS do José Maria Dourado, na Brahma, em Garanhuns.

Por lá, através de transmissão ao vivo na página do Blog do Cisneiros, no Facebook, a vereadora e o blogueiro denunciaram a falta de medicamentos e de médicos na unidade de saúde. 

Após a ida da parlamentar, a enfermeira chefe da UBS, esteve em uma das Delegacias de Polícia em Garanhuns, onde registrou um Boletim de Ocorrência (foto abaixo), relatando que a ação da vereadora e do blogueiro gerou "constrangimento e tumultuou o andamento dos atendimentos".
Já na tarde deste sábado (14), a Prefeitura de Garanhuns divulgou uma nota em relação a ida da vereadora à UBS e sobre o Boletim de Ocorrência registrado pela servidora pública. Na nota, a prefeitura diz que "que repudia qualquer ato de sensacionalismo com fins políticos e objetivo de assustar a população".

Após a nota divulgada pela Prefeitura e distribuída por servidores públicos em grupos de Whatsapp, o blogueiro, Kléber Cisneiros rebateu dizendo que:

"Durante a visita da vereadora Betânia da Ação Social (PTB), onde a  equipe do blog a acompanhou, não foram cometidos nenhum ato que possa ser classificado como "abusivo", que atestem o contrário. 

Em nenhum momento se atrapalhou o atendimento aos usuários, uma vez que, os próprios usuários na reportagem se queixaram e denunciaram a falta de atendimento a população. Como visto no vídeo, o posto estava praticamente vazio, pois muitos usuários por saberem da falta de médicos, nem lá vão.

Será que é "abuso", tanto da vereadora como de nós do Blog do Cisneros fiacarlizar e denunciar o descaso do governo com a população?  

Será que ocorrem muitos "episódios pontuais" no que diz respeito a falta de medicamentos nas UBS? Uma vez que, não é a primeira vez que a população denúncia a falta de medicamentos nos postos de saúde. Como já várias vezes mostrado aqui mesmo, no Blog do Cisneiros.

Ficamos surpresos ao ver tal atitude desta enfermeira, uma vez que tudo aconteceu  da forma mais civilizada e cordial, diga-se, de ambas as partes, com a enfermeira até   nos comunicando algumas falhas da prefeitura que a impediam de executar um bom atendimento no posto de saúde em questão. 

A Prefeitura de Garanhuns, que já foi alvo de várias denúncias, tal como: Suposto esquema de contratação de funcionários fantasmas, Suposto superfaturamento no Natal Luz, Remédios sendo descartados no centro de zoonoses e etc, aparenta não ter mais respostas para as queixas da população.

Nós que fazemos o Blog do Cisneros reafirmamos nosso compromisso em mostrar a verdade a população, doa a quem doer!", finalizou o blogueiro.

Além da nota divulgada, no Grupo "Blog do Cisneiros, o blogueiro ainda revelou o seguinte: "Deixa eles surfarem na mentira, quero ver a cara de todos em breve. Vamos continuar fazendo nosso papel em prol da sociedade. Vai ser o fim da farsa do Governo Municipal. Vai ser tenso pra eles. Máscaras ao chão", finalizou o blogueiro já em conversa com nossa redação.

LEIA ABAIXO A NOTA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

Nota de resposta - UBS José Maria Dourado

da Assessoria de Imprensa
13 de julho de 2018

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece em resposta às publicações feitas no Blog dos Cisneiros, nesta sexta-feira (13), que repudia qualquer ato de sensacionalismo com fins políticos e objetivo de assustar a população. Como no vídeo postado de uma visita feita pela vereadora Afra Betânia de Oliveira Monteiro (PTB) e sua equipe de assessores, a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Maria Dourado, na última quarta-feira (11).

Após o episódio, os servidores da UBS José Maria Dourado relataram, inclusive em boletim de ocorrência registrado na 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns, que foram constrangidos e intimidados pela vereadora e seus assessores de gabinete, fato que prejudicou também os atendimentos que estavam sendo realizados pela equipe.

O Governo Municipal reforça ainda que não compatibiliza com atitudes desreipeitosas que venham a ofender algum servidor público no exercício de sua função, seja ela qual for, conduta que também categoriza crime, de acordo com o artigo 331 do Código Penal, que pode acarretar em multa ou detenção de seis meses a dois anos.

A pasta informa que a unidade conta com 12 servidores, entre eles uma médica que realiza 25 atendimentos diários às segundas, quartas e sextas-feiras. Além das visitas domiciliares ao longo da semana. Atualmente, a Secretaria segue organizando o esquema de férias dos profissionais que integram as UBS’s, e concedeu o direito a médica do local. 

Durante o período, médicos de outras unidades estavam recebendo demandas específicas da UBS José Maria Dourado, no intuito de não deixar a população desassistida. A pasta informa ainda, que também está realizando a contratação de médicos feristas, no intuito de substituir os profissionais em períodos de férias ou de licenças.

Enquanto aos medicamentos faltantes, o estoque já se encontra abastecido e a falta foi um episódio pontual, já que a equipe da UBS aguardava uma nova remessa de insumos que foi solicitada ainda esta semana a Farmácia Básica do Município, responsável pela distribuição dos medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário